sexta-feira, 21 de agosto de 2009

Nelson Morale Jr. fala da luta dos quilombolas, no Provocações

Nelson Morale Jr. fala da luta dos quilombolas, no Provocações

Historiador, líder dos Remanescentes do Quilombo do Carmo, diz que enfrenta atualmente os piores dias de sua vida ao lutar pela legalização das terras da sua comunidade

Nesta edição do Provocações, que vai ao ar na sexta-feira (21/8), às 22h10, pela TV Cultura, Antônio Abujamra entrevista Nelson Morale Jr, líder dos Remanescentes do Quilombo do Carmo, em São Paulo, que cursou história na USP, e hoje luta pela legalização das terras da comunidade onde vive.

Até os 35 anos, Nelson era um analfabeto, quieto, que vivia entre os quilombolas sem incomodar ninguém, mas resolveu mudar radicalmente a sua vida e a de seus companheiros. Estudou e reuniu os moradores para lutar pela cidadania. No Provoca, ele diz enfrentar atualmente os piores dias de sua vida. Foi denunciado como arruaceiro, julgado, condenado, agredido e preso: "Eu ainda não consegui a legalização das terras da minha comunidade, isso me deixa angustiado por que já são dez anos de luta".

O Quilombo do Carmo tem 338 anos de existência, mas ainda é pouco conhecido. Em 1999, Morale fundou a Associação dos Remanescentes do Quilombo do Carmo para reivindicar junto ao Estado a cidadania da comunidade em que vive. “A universidade me fez despertar que eu tenho direitos, não só eu como todas as pessoas de minha comunidade", conta.

Ele também diz que não quer ver o Quilombo do Carmo como um mero ponto turístico. "A provocação é tão grande que tem gente que chega lá perguntando onde era o tronco", completa.